Felicidade ou Verdade A tragédia da Região Serrana

Estamos criando aqui um arquivo de todas as vídeos reportagens. Na pagina inicial o vídeo será postado na ordem de publicação, aqui nas paginas elas entram por assunto, assim com o passar do tempo vocês sempre podem encontrar aqui o modo de como tudo aconteceu. No fim todas as reportagens feitas aqui.















Felicidade ou Verdade


Começamos, perfeito não está, mas já mostramos a que viemos, a cada edição as coisas vão melhorando e logo tudo será perfeito.....
Não vamos só falar da tragédia da Região Serrana temos outros temas, o sonho é ajudar as pessoas mostrando que nem tudo são flores, ao final da notícia a vida volta ao normal, e nem tudo é uma eterna felicidade....
A ideia é mostrar que se cada um quer um mundo melhor vai ter que fazer a sua parte, agora fazer de verdade.
Ao contrário do que muitos imaginaram esta primeira vídeo reportagem é positiva, e é isso que quero mostrar, se todos buscarmos um mundo melhor com certeza vamos encontrar......





A Tragédia na Região Serrana
Parte I

Em meio ao caos surge um herói
Joilson Chagas  



Nesta vídeo reportagem deixei de proposito a imagem do ônibus da empresa onde Joilson trabalha, tudo para mostrar a futuros patrocinadores que sua imagem vai aparecer no blog, no site, e no youtube, e daqui a 20 anos o arquivo vai continuar no Youtube, em resumo será muito bom patrocinar a vídeo reportagem, e o patrocinador vai poder escolher o tema, dentre vários temas que estão em pauta.
E mantenho abaixo a primeira matéria feita com Joilson assim dá para todos entenderem bem o que aconteceu.
Vejam todos as fotos que tirei na Região Serrana e as fotos de Joilson Chagas recebendo a comenda Pedro Ernesto:
http://www.flickr.com/photos/revistaamigosweb/collections/72157626442564745/



Vai Que!!!!!!!


 Vivemos em um País diferente de todos os outros. Na maioria dos ditos países civilizados, se tem uma grande preocupação com o ser humano, ou melhor com o povo. Aqui no Brasil parece que a grande preocupação dos políticos é com sua eternização no poder. Hoje um bom político sonha em ser o pseudo salvador da pátria. Não importa se são políticos de esquerda, centro, ou direita, todos querem se perpetuar no poder. Eles tem todas as respostas, sabem o que fazer e resolvem tudo num estalar de dedos. Até a Lei da Gravidade que é coisa do passado foi revogada na Região Serrana. Em Nova Friburgo na ansia de uma rápida recuperação ecomonica da região do evento extremo ocorrido em janeiro deste ano. Tudo vai sendo liberado de um hospital condenado à  luta para liberar escolas em Córrego D'Antas, todos se esquecem que no alto do morro Duas Pedras as pedras parecem teimar em rolar, sem nenhuma ordem por escrito. Elas estão desobedecendo a revogação da Lei da Gravidade. E a defesa civil proíbe a mídia local de divulgar este tipo de foto. O que os olhos não veem o coração não sente, mas e a cabeça quando as pedras rolarem como fica?????

A primeira foto foi tirada em 20/02/11, e vemos lá no alto pedras à beira do precipicio. A segunda foto foi tirada em 22/04/11 e as pedras já não estão mais no alto e sim descendo o morro devagarinho até começar a carambolar. Em dois lados deste morro tem um tráfego pesado é a chegada em Nova Fributgo da estrada que vem de Teresópolis, quer dizer caminhões e todo tipo de veículos pesados passando ali toda hora. A trepidação é grande, e vai que um dia volta a chover forte de novo........ Vão botar a culpa na fatalidade de novo?????? Falar que está tudo resolvido é fácil, difícil é retirar as pedras lá de cima.......

Mas do outro lado deste morro no bairo de Duas Pedras, mesmo nome do morro, tem um hospital que foi interditado, e depois liberado atraves de um laudo que esqueceu de ver as pedras que estão por de trás do hospital.






Nesta última foto dá para ver bem claro as rachaduras na pedra. Isso sem falar nas fotos que um grupo de moradores fez no alto do morro Duas Pedras. Se você for a Nova Friburgo, e ficar doente em qual hospital você vai se internar??? Vai que!!!!!! se tenha outro evento extremo na região......

Fotos novas do 16º Comboio

Fotos tiradas em 22/05/11

O hospital e as pessoas continuam em baixo, e as pedras soltas lá em cima......
Será que vamos ter que cantar: Alô INEA cadê você, Nova Friburgo está precisando de você......quando vamos ver obras de contenção das pedras...... 
Em São Gonçalo levou um ano a população pedindo, até que um dia as obras começaram.......e hoje as pedras não vão cair mais lá......

Quer ver todas as fotos?? Vá até a nossa coleção do Flickr e veja o 4º, 7º, 8º, 10º, 12º, e o 16º Comboios, onde estas fotos foram tiradas.

Texto e Fotos Carlos Senna 32.447/RJ

Vale Tudo

Foto tirada em 27/03/11  

É um verdadeiro vale tudo, desculpas para todo lado, agora realmente fazer alguma coisa por quem teve que enfrentar a tragédia das chuvas na Região Serrana parece algo impossível. Políticos falam parecendo ter resolvido tudo, a população reclama, nada mudou na vida deles, pessoas fingem fazer algo para tirar proveito, enfim ao invés de acontecer ali algo que acontece em um País civilizado, onde as tragédias também acontecem, na Região Serrana descobri em meu trabalho voluntário que o País, e os brasileiros não estão preparados para enfrentar as fortes chuvas que dirá outro tipo de desastre natural.

Foto tirada em 27/03/11

A primeira coisa que percebi no meu trabalho de voluntário foi a manipulação, e a falta das informações,  A tragédia foi inevitavel, mas usar o que houve para sonhar com o poder foi uma das piores coisa que presenciei. O alcance da tragédia poderia ter sido menor, bastava a Prefeitura de Nova Friburgo ter levado à sério aviso emitido pela defesa civil da cidade as 10 horas da manhã, ou começado a se preparar quando as 16 horas ocorreu o primeiro deslizamento, depois da meia noite com todos dormindo a intensidade das chuvas chegou ao seu limite maximo, não havia o que, ou como segurar os barrancos e as pedras, era o inicio do fim de uma região onde tudo lembrava o paraíso. O povo foi pego de surpresa, nunca houve um treinamento, um aviso, todos dormiram sem saber que esta poderia ter sido a sua última noite .
Foto tirada em 27/03/11

A você que não passou o que aquelas pessoas passaram naquela noite, espero que nunca tenham de enfrentar....Só que o aguecimento global é uma realidade, muitos esquecem que nosso planeta é 3/4 de água, com a temperatura mais alta, a água evapora mais, e mais água no céu significa chuva mais forte. Em resumo a cada dia que passa teremos chuvas cada vez mais fortes, e onde nunca se imaginou um desastre natural tudo pode acontecer. O povo deve estar preparado para poder superar os problemas das intempéries.




Fotos tiradas em 27/03/11

Quando se vive no meio de uma tragédia, e se tem de um lado quem está no poder, falando que tudo está resolvido. Do outro lado o grupo que é contra quem está no poder, falando mal de todas as ações apresentadas, mas que todas as suas atitudes não são em favor do povo, e sim visando tomar o poder. É bastante difícil acreditar em alguma coisa, por isso as pessoas de Duas Pedras apelaram para o humor negro, na esperança de ter a devida atenção.

Foto tirada em 22/05/11


Muitos podem dizer que é apelação, mas o que resta ao povo se não chamar a atenção para seus problemas. Os sobreviventes estão abandonados pela mídia, que vive mostrando um País do faz de contas, onde a felicidade é algo que aqui no Brasil é coisa fácil de conseguir. Hoje a região é visitada por turistas em busca de fotos da tragédia, alguns bairros só foram limpos diante da ameaça de uma CPI no município, como é o caso de Duas Pedras. E no abandono do bairro niguém viu quem tombou a casa para chocar os turistas que estão aparecendo. Examinei as fotos abaixo, e conclui a inclinação foi feita de um modo bem pensado.








Fotos tiradas em 22/05/11

Com o tempo vou contar tudo de errado que vi neste dias de trabalho voluntário em Nova Friburgo. Da luta para se ter o controle político das doações, e da falta de preparo da maioria para se lidar com um evento extremo. Sem falar daqueles que foram ajudar para no futuro colher frutos políticos. Tudo está diretamente ligado ao modo de como o povo escolhe quem são os seus representandes. Está na hora do povo aprender a votar, e deixar de vender, ou trocar votos, por pequenos favores.

Voto não tem preço tem consequências, e quando as coisas acontecem é que descobrimos as consequências.....

Veja todas as fotos que tirei  em trabalho voluntário.


Em especial o 8º Comboio quando estive pela primeira vez em Duas Pedras e o 16º Comboio quando retornei, quase 60 dias depois.

Texto e Fotos Carlos Senna 32.447/RJ 


A historia de Joilson


Estamos indo fazer trabalho voluntário deste janeiro na Região Serrana, e agora é hora de reconstruirmos as famílias. Precisavamos começar por alguém que representasse bem o nosso sonho de reconstrução. Decidimos começar pelo Joilson, já que ele teve tudo para se dar bem, mas preferiu a ética, e a dignidade ao jeito fácil de vencer seus obstáculos. Joilson ficou famoso no mundo todo por ter devolvido um dinheiro achado dentro do ônibus em que trabalha. Seu ato levou muita gente a ajudá-lo nesta empreitada, dentre aqueles que se dispuzeram a ajudar, nós do CESO RJ ainda tivemos a satisfação de poder contar com o Joilson voluntário. Deste o dia 22/05/11 Joilson é o mais novo voluntário do CESO RJ.
Isso foi o que sobrou de sua antiga residência.

Uma noite de horror para todos da Região Serrana, uma noite que está marcada para sempre na vida de quem teve que enfrentar um evento extremo. Os sonhos foram levados pela enchurada, as esperanças se perderam no meio dos escombros, a fé foi trocada pelo descredito, tudo em que se acreditava se perdeu na lama que invadia todos os espaços. Para muitos parecia o fim do mundo, suas vidas  viraram pó diante do horror que furia da natureza provocou em cada um que conseguiu sobreviver.


Vamos deixar o próprio Joilson contar toda sua história



Só que tudo passa na vida, dias depois é hora de voltar a rotina, é hora de recomeçar, é hora de reescrever a sua história pessoal. É o que Joilson está fazendo, ele, e muitos dos sobreviventes, não estão esperando pela possível ajuda de políticos, estão correndo atrás para refazer suas famílias. Até porque quem está esperando a ajuda oficial ainda não recebeu nada.
É aqui que com muita gente ajudando Joilson vai tentar ter um lar novamente.




O começar de novo as vezes é difícil, mas quando se tem amigos ajudando, tudo fica bem mais fácil. O melhor de toda esta história é que qualquer um pode ajudar, desde o trabalho voluntário, ou com a doação de materiais necessários, ou com ajuda financeira para reconstruir a vida de milhares de pessoas que foram atingidas por um evento extremo. Entre em contato com ONGs do bem, ajude, e mude sua vida com novas atitudes.


Texto e fotos Carlos Senna 32.447/RJ