Debate on line: Trens do Rio

Arquivo de todas as matérias publicadas sobre os Trens do Rio de Janeiro. Divididas em tópicos, e em cada item as publicações estão em ordem crescente de baixo para cima


Supervia Odebrecht Ramal de Saracuruna:



Nos Trilhos parte VI a ponta do iceberg, desde a 1ª visita do secretário de transportes à Saracuruna, que a população questiona as placas da Supervia Odebrecht que apresentam obras que não foram realizadas, que se pede que esta empresa gere empregos, e que respeite as Leis vigentes no País. Em dezembro sob alegação de ter de repassar já para as tarifas o aumento da energia elétrica, a Agetransp conseguiu que a Supervia Odebrecht tivesse suas contas de luz abonadas pelo Estado, que deve o trabalho realizado para o funcionalismo. Em resumo uma negociata aprovada pela ALERJ, e que se podia esperar mais um mês pelo aumento anual autorizado por Lei federal, só que a partir desde vídeo provamos que a Supervia Odebrecht não merece receber nenhuma ajuda do Estado. São situações onde o povo sofre com a falta de infraestrutura, apesar da placa informar que a obra foi feita. Já está na internet nosso site para colher assinaturas pedindo a geração de empregos e respeito as Leis vigente, leia o manifesto e assine: http://www.institutoamigosdaweb.org/saracuruna.html ;se não fizer link copie e cole em seu navegador, depois vá em Causas e assine as outras lutas para se ter o trem como um modal de transporte. Muito obrigado.



Nos Trilhos parte V Mais uma audiência, e a solução nunca chega. 2ª Audiência Pública sobre o ramal de Saracuruna, e de novo muitas promessas, mas bada ficou resolvido, por um simples detalhe quando o Secretário de Transportes aparece, ninguém da Supervia Odebrecht comparece, e quando quem vem é a Supervia Odebrecht ninguém da Secretaria de Transportes aparece. O povo quer os dois juntos em uma 3ª Audiência aqui em Saracuruna num sábado de tarde, e apesar de sempre ´pedir acho que se isto acontecer deve ser por iniciativa popular. No inicio do vídeo cenas de 1950 com um grande engarrafamento na Av. Presidente Vargas e depois em Copacabana, o tempo passou e o transito do Rio continua o mesmo, e você pode entender vendo no tempo do Bonde, e perceber que com o VLT, o bonde moderno nada vai mudar.



Nos Trilhos Parte IV Supervia Odebrecht não cumpre com a Constituição do Brasil. Dificuldades de acesso para mais da metade da população de Saracuruna. Ao reformar a Estação de Saracuruna, a Supervia Odebrecht não cumpriu com o contrato,  e com as Leis do País, privando a nova Estação de elevadores e escada rolante, mas o pior foi ter fechado o antigo acesso superior para  idosos e portadores de necessidades especiais, hoje só quem possui bilhete único e Riocard pode usar este acesso, pois falta um bilheteiro no local. Veja como o povo enfrenta esta situação, e os prejudicados podem até processar a Supervia Odebrecht.  Tudo foi comprovado pelo Sr. Carlos Osório e está na internet na parte II da série Nos Trilhos.


Nos Trilhos Parte III. Audiência Pública de 23/09/2015 na ALERJ, começo mostrando como funcionava a Central do Brasil em 1950, e vi que muitos dos problemas mostrados existem até hoje. No resumo da Audiência Pública apresento 4 trechos, nos 2 primeiros tem a oratória do Deputado Zito, depois vem o Sr. Carlos Cunha Presidente da Supervia Odebrecht, e a minha fala pedindo que se faça algo para o povo. No fim fotos e risos, mas mudanças nada.


Em 20/06/2015 o Secretário de Transportes do RJ voltou a Estação de Trem de Saracuruna para tentar explicar ao público do porque o serviço da Supervia (Odebrecht) é muito ruim. Apesar de tantas explicações ficou provado para o Secretária a incapacidade da Supervia (Odebrecht) em prestar um bom serviço ao usuário. A verdade vai aparecer na parte III.


Começamos com este vídeo uma nova série de vídeo reportagem, Nos Trilhos vai mostrar os problemas e soluções para o setor ferroviário. Esta séria integra a série de Mobilidade Urbana onde vamos mostrar todos os problemas da população ao se movimentar pelas cidades. Visita do Secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro Carlos Osório ao ramal de Saracuruna e Vila Inhomirim parte I já que o Secretário ficou de voltar dia 20 onde gravaremos a parte II.

Supervia Odebrecht Ramal Vila Inhomirim:



Ramal de Vila Inhomirim, a Supervia Odebreht não cumpre com o serviço público de sua concessão. Um acidente impede que os trens cheguem na Estação de Vila Inhomirim, e por não ter pátio de manobra Fragoso também fica sem trem. Os trens estão indo só até Piabetá. Por contrato a Supervia Odebrecht deveria ter resolvido o problema, mas na realidade a população está sendo obrigada a ter como meio de transporte o caminhar pelos trilhos. No vídeo ainda mostro a falta neste Ramal de um plano de contingência, e no final do vídeo todos vão entender porque o funcionalismo público está sofrendo.



Ramal de Vila Inhomirim parte I Parque Humaitá e Parque Caçula pedem Socorro. Uma das passagens de nível mais movimentadas do Brasil, um abandono em mobilidade urbana, e a total falta de poder público levam a AMOPAHUCA (Associação dos moradores dos Parques Humaitá e Caçula) a chamarem a atenção de todos para seus problemas. Eles solicitaram a Supervia Odebrecht uma parada para o Trem do Ramal de Vila Inhomirim, próximo da passagem de nível, e apesar da viabilidade comercial o perdido foi rejeitado por causa de 400 metros. E com o apoio da ABMERJ e do IAW lutaremos para que as pessoas tenham o seu Direito de ir e vir respeitados. Se você quer ajudar vá a:http://www.institutoamigosdaweb.org/i... e assine nosso manifesto, para a construção de uma parada, colocação de uma cancela, e aumento de vagões e horário nos trens do Ramal de Vila Inhomirim. E se quiser visite as outras causas e assine também. Muito obrigado.
Obs.: Vídeo publicado de novo, a antiga publicação será retirada em 15 dias, motivo tinha um erro de grafia, porque meu programa de edição de vídeo não trabalha em português, e por consequência não corrige erros, e eu como ser humano as vezes erro, e como este vídeo será exibido para autoridades, não podia deixar com o erro.


Supervia Odebrecht Ramal Guapimirim:




4 Paradas estão sem funcionar no Ramal de Guapimirim, se estivessem ativas cerca de 50 mil pessoas seriam beneficiadas, mas Praia de Mauá, Santa Dalila, Santa Guilhermina, e Maringá estão a espera que as autoridades aumentem sua plataforma para embarque e desembarque para poderem ir trabalhar dignamente. Abandonados à própria sorte, mostra todo o drama vivido por quem paga impostos, e deveria ser respeitado tanto pelo poder público, com pelo arrendatário. Se você quiser ajudar entre no link e assine:
http://www.institutoamigosdaweb.org/guapimirim.html
E se quiser ajude para que tenhamos um trem decente, assine as outras causas.
Trem Barrinha:


O vídeo começa com um trecho da 2ª audiência pública sobre o ramal de Saracuruna, onde se debateu sobre o trem Barrinha e a E. F. 118, depois mostro minha fala na audiência pública da ANTT, onde depois de minha fala se acabou com a renovação automática, depois mostro encontro em Mendes que aconteceu em agosto e por fim a coleta de assinaturas em Barra do piraí, Mendes, e em Queimados. Para quem quiser assinar basta ir a http://www.institutoamigosdaweb.org/bar­rinha.html se não fizer link copie e cole em seu navegador. Muito obrigado. No site em causas tem outros manifestos, se quiser ter o modal ferroviário como meio de transporte assine todos eles.


19 anos sem o Trem Barrinha, parte V, Um evento na praça e a primeira audiência pública sobre mobilidade urbana em Barra do Piraí. Um sábado na Praça Nilo Peçanha, onde conseguimos apoio popular para a volta do Trem Barrinha. Na segunda a primeira audiência Pública em Barra do Piraí sobre mobilidade urbana. Na audiência coloquei os pontos principais para que todos entendam o que está acontecendo, e se preparem logo seu município vai ter também.


19 anos sem o Trem Barrinha parte IV a Audiência Pública de 26/09/2015 em Japeri. Um resumo e como surgiu a ideia que pode ser fundamental para a volta do Trem Barrinha. Oradores que aparecem no vídeo por ordem de exibição: Vereador Helder Pedro de Barros, Fábio Paixão, Dr. Hélio Suevo, Carlos Senna Jr, Dr. Luis Cosenza, Dr. Hélio Suevo, e Mauricio. A volta do Trem Barrinha vai beneficiar diretamente os moradores de 5 municípios: Japeri, Paracambi, Paulo de Frontin, Mendes, Barra do Pirai. Entenda tudo que está acontecendo vendo as partes I, II, e III.


Concluímos a viagem comparativa entre 1994 e uma viagem feita nos dias de hoje. A vida crescente de 1994 com a decadência atual, neste trecho fomos de Engenheiro Paulo de Frontin até Barra do Piraí. O avanço e o progresso do transporte de carga, com o descaso e retrocesso de uma região onde o povo perdeu o direito de ir e vir. A estagnação populacional e cultural de uma região rica em história, que se esvai na passagem de cargas. Na 4ª parte os movimentos populares para a volta do Trem Barrinha.


Depois de mostrar o que houve para o fim do Trem Barrinha (parte I), com base no vídeo de Marcelo Cateysson sobre uma viagem neste trem de 1994, faço uma comparação entre este vídeo e a situação atual da cada comunidade. A sofrência do povo abandonado pelo poder público aparece nesta viagem que vai de Japeri a Palmeira da Serra,. Na parte III termino, chegando em Barra do Piraí. E na parte IV  tem os movimentos populares para a volta do Trem Barrinha.


Há 19 anos um acidente suspendeu a circulação do Trem Barrinha, dois dias depois o ramal foi privatizado e passou a ser exclusivo para cargas, deixando os moradores por onde o trem passava, excluídos de qualquer possibilidade de crescer. Fizemos 3 vídeos sobre o trem Barrinha, nesta primeira parte contamos o que aconteceu de fato para o fim deste trem que era o modal de transporte básico de pessoas que residiam em 5 municípios.


PIL 2015:


O Programa de investimentos e logística o PIL 2015 foi apresentado com uma grande alavanca para o desenvolvimento, mas tem nas entrelinhas um trem da alegria para empresários, e mantem o desprezo a população que depende do modal ferroviário para se locomover. Ao fazer este vídeo tinha a intenção de exibi-lo na audiência pública do dia 28/07, contudo forças ocultas impediram minha viagem a Brasília, então venho mostrar a todos o que está por trás deste programa, onde o governo diz que quer melhorar o Brasil, mas fica no ar um cheiro de que parte do trem da alegria é para ser usado na campanha de 2016. Acho que eles não aprenderam nada com o lava jato. Este é o primeiro de uma nova serie de vídeo reportagens, que junto com a serie "Nos Trilhos", vamos mostrar, debater, e apresentar soluções, sobre o modal ferroviário.


E. F. Leopoldina Linha do Norte:



1º Túnel ferroviário do Brasil, uma história que agradou a todos, no entanto o novo abandono deixa a tristeza no ar. Hora de virar o jogo de novo e refazer de forma definitiva a ocupação.



Estrada de Ferro da Leopoldina, Linha do Norte, no ramal de Cantagalo, no distrito de Porto das Caixas, do município de Itaboraí em 22 de abril de 1860, se inaugurou o 1º Túnel Ferroviário do Brasil. Em 1998 este marco histórico foi tombado, mas hoje se encontra soterrado, cheio de lama e lixo. O povo tenta retomar as ruínas para recuperar a nossa história, e revitalizar o turismo no região. Foi uma ocupação com um final diferente da realizada na Estação de Visconde de Itaboraí.
Obs.: O tempo apresentado na matéria para se ir de trem do centro do Rio a Porto das Caixas, começa na Central indo até Saracuruna, sem a baldeação em Gramacho, e de Saracuruna a Magé,  depois indo de Magé a Itaboraí como se fazia nos anos 70.


E. F. Leopoldina Linha do Litoral


E. F. Leopoldina Linha do Litoral, na parte I mostro como está a Estação Ferroviária de Visconde de Itaboraí. Abandonada por quem deveria tomar conta a Estação agoniza em seu desaparecimento, é um prédio histórico tombado, e apesar do povo ter feito uma ocupação simbólica, a falta do poder público, vai fazer desta tentativa mais uma dentre tantas. Veja como foi e o que aconteceu depois, e principalmente como a população local sofre com a falta de transporte público de massa.

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